Passeio de 1 dia em Capitólio

Minas gerais tem vários destinos incríveis para visitar e um passeio em Capitólio é um deles. Um paraíso com um conjunto de cânions, lagos e lindas cachoeiras para visitar e se encantar.

Passeio em Capitólio

Já aviso que 1 dia em Capitólio é pouco para conhecer tudo de bom que o lugar oferece, mas deu pra ter um excelente gostinho do lugar.

A cidade está localizada entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas, partindo de São Paulo foram 6h00 de viagem de ônibus de excursão (com atraso na saída e 1 parada).

Importante chegar bem cedo para aproveitar o dia, mesmo pra quem vai passar o final de semana, chegamos bem depois das 7 da manhã, tomamos café no restaurante Recanto da praia que fica na prainha de Capitólio, ali perto tem camping e chalés.

Capitólio pela manhã

Devido ao atraso na saída de São Paulo, nosso roteiro foi todo atrasado também, partimos para o nosso passeio de lancha às 9h30.

O passeio de lancha é a melhor coisa que você vai fazer em um passeio em Capitólio, os passeios saem do Porto (ou Marina, desculpe não sei o nome rsrs) do Rio Turvo, antes da Ponte do Rio turvo, são várias opções de empresas para escolher.

Infelizmente esqueci de pegar o nome da lancha que fomos, pois o piloto da lancha foi bem bacana com todos, cuidadoso, preocupado com a segurança, pois era feriado e tinha muita gente fazendo os passeios.

Onde as lanchas saem para os passeios

A duração do passeio geralmente é de 2, 3 ou 4 horas, fizemos o de 2 horas por R$70,00 por pessoa e crianças até 10 anos pagam meia.

Para chegar até a lancha é preciso descer com muito cuidado, um pequeno morro, com pedras e nenhuma estrutura pra ajudar (tem só um corrimão de madeira bambo no começo), depois é só entrar na lancha (tem coletes salva-vidas) e partir em direção aos cânions.

Cachoeira Lagoa Azul

Nossa primeira parada foi na cachoeira Lagoa Azul, por uns 20 minutos, o lugar estava bem cheio, tem um bar flutuante e a cachoeira linda ao fundo!

Pelas laterais da lagoa é possível andar até a cachoeira, mas de novo o caminho é todo de pedras, às vezes soltas, ás vezes escorregadias, então é necessário cuidado.

Não fui até muito perto da cachoeira, pois estava cheio de gente, meu objetivo era cair naquela lagoa maravilhosa! Dei um gritinho quando cai na água gelada (haha), mas estava maravilhosa!

É possível subir até a parte de cima da cachoeira ou chegar por terra nela, mas parece que cobram R$30,00 para isso, de lancha está incluso no valor.

Chegando na primeira parada

Lagoa azul que nesse dia estava mais verde haha

Finalmente na água! \o

Nem estava cheio de lanchas

Vale dos Tucanos

Passamos pelo Vale dos Tucanos, mas não paramos para banho, não tem queda d’água, mas tem águas e uma formação rochosa bem bonita.

Antes de ter muitos turistas, era possível ver muitos tucanos e ninhos nessa área, por ter muitas frutas, por isso esse nome.

Nessa não paramos pra nadar

Passeio pelos Cânions

Nossa terceira parada foi no grande cânion! Um lugar para cair na água por mais tempo e tem uma grande queda d’água.

Tinham várias lanchas por lá, era feriado, então estava bem cheio, mesmo assim o lugar é grande e dá para aproveitar e nadar bastante, tinha um cara fazendo rapel na cachoeira, mas não sei onde contrata para fazer.

Depois disso voltamos pelo rio para o ponto de embarque, o dia estava lindo e o visual é incrível! Não deixem de fazer esse passeio, vale cada centavo investido!

Que delícia esse passeio de lancha em capitólio

Que delícia esse passeio de lancha!

O melhor lugar!

Melhor passeio investido!

Pouco antes de meio dia, voltamos para o porto das lanchas e era o momento da parada para almoço. A excursão havia reservado o restaurante Churrascaria Espelho D’água, com serviço self-service coma à vontade por R$30,00 com sobremesa. Achei caro vendo a comida oferecida, era boa, mas básica, como era reservado, almoçamos lá mesmo.

Depois do almoço estava previsto ir até o mirante da hidrelétrica de furnas, localizado na rodovia MG-050 km 320 e à cachoeira do filó no km 322. O mirante tem vista para o lago e das comportas da usina, mas como atrasou o roteiro, pulamos essas atrações. Já a cachoeira do filó tem uma queda d’água, dizem que exuberante e um poço grande para nadar, parece que tem um mirante ao lado também.

Mirante dos Cânions em Capitólio

Esse mirante é o cartão postal de Capitólio! O mirante dos Cânions fica na MG-050 km 312, tem um pequeno estacionamento, na beira da rodovia mesmo.

Dali é uma caminhada de 150 metros, de novo uma descida cheia de pedras soltas ou escorregadias (Para quê investimento no turismo né?!).

Chegando no mirante temos “aquela vista” privilegiada dos cânions parte alta. Maravilhosa!

Uma vista dessas bicho!!

Agora, é lindo? É! Dá medo? Dá! É um penhasco minha gente!

Se você tem receio de altura, vai dar aquele frio na barriga para tirar aquelas fotos lindas de frente de costas de tudo quanto é jeito. Segura na mão das crianças por favor.

Para não dizer que eu não avisei do acesso ao mirante!

Cachoeira Diquadinha

A entrada para a cachoeira é quase em frente ao mirante dos cânions, atravessando a rodovia e andando uns 200 metros. Entrada de graça.

E mais uma vez é necessário descer o morro em meio às pedras irregulares, soltas e escorregadias e essa foi a pior do dia! Sério, cuidado gente.

Depois da dificuldade da descida, somos presenteados com uma cachoeira longa em “camadas”, que formam pequenas piscinas nas pedras, ou seja, uma delicinha de lugar!

Ficamos um bom tempo aproveitando essa cachoeira, apesar do dia quente, água era gelada no começo.

Do passeio em capitólio essa é a cachoeira mais simples, mas com um dia de sol é boa para curtir do mesmo jeito!

Essa foto não faz jus a cachoeira diquadinha, sorry 🙁

Testando a capa a prova d’água kkk

A gente nem estava curtindo!

Olha que horrível essa descida. Preparem seus joelhos!

O dia estava acabando e era hora de partir, mas antes passamos na queijaria e cachaçaria, para levar algumas delícias de Minas pra casa e se preparar para a viagem de volta.

Se você deseja saber mais sobre Capitólio, outros pontos para visitar, hospedagem e como chegar este post do blog Na proa da vida vai te ajudar.

Veja também outros posts aqui no blog sobre viagens.

E não deixe de salvar o passeio em Capitólio no Pinterest 🙂

capitolio

Planeje suas viagens aqui

Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog.
Isso ajuda a continuar a atualizar o conteúdo e você não paga nada a mais por isso.
Na verdade, você ganha descontos! ❤

Compartilhe o post:

perfil_foto_redondo

Erika Silva

De boa e tranquila por fora, ansiosa e planejadora por dentro. É designer gráfico, na casa dos trinta anos, amante de filmes, séries, desenhos, música, chocolate com coco, livros e sobremesas.

Eu te ajudo a cair na estrada também!

Alguns serviços que eu utilizo e que me ajudam e me fazem economizar nas minhas viagem