Templo Budista em Foz do Iguaçu

capa Cataratas-do-Iguaçu-Como-foi-visitar-essa-maravilha-da-natureza_
Cataratas do Iguaçu: Como foi visitar essa maravilha da natureza
19/06/2020
Vale a pena Hostel em Foz do Iguacu - Iguassu Guest House
Vale a pena? Hostel em Foz do Iguaçu – Iguassu Guest House
27/07/2020

Templo Budista em Foz do Iguaçu

Templo budista em Foz do Iguaçu

Quando falamos em Foz do Iguaçu a primeira coisa que nos vem à cabeça são as Cataratas. É normal, não é fácil concorrer com uma das 7 maravilhas da natureza, mas vem comigo que vou te mostrar uma outra atração, o Templo Budista em Foz do Iguaçu.

Um passeio bem interessante, tranquilo e bonito, que te leva a conhecer um pouco mais do Budismo, mesmo que você não seja budista, vale a pena conhecer.


Templo Budista Chen Tien em Foz do Iguaçu

O Templo Budista Chen Tien (é um templo chinês) começou a ser construído 1996, tem jardins bem cuidados e é o segundo maior templo budista da américa latina.

Possui mais de 120 estátuas na sede, com destaque para uma réplica em concreto de Buda sentado com 10 metros de altura, o Buda deitado e o Buda sentado em bronze, além do templo principal com 2 andares.

O templo fica ao norte da cidade de Foz do Iguaçu, no alto de uma colina, de onde se tem uma vista privilegiada de Foz e de Ciudad del este, no Paraguai. A entrada é gratuita.

É um passeio tranquilo onde você pode ter contato com a filosofia budista e um cenário com clima de paz e meditação.

Você pode se informar melhor no templo, mas há a opção de participar de práticas semanais, que ocorrem aos domingos de manhã ou da Cerimônia de Grande Compaixão no último domingo de cada mês.

É permitido tirar fotos e filmar à vontade nos jardins, menos no interior do templo principal, claro, por se tratar de um lugar religioso.

Passeio pelos jardins do Templo Budista

Apesar de ser um pouco distante do centro de Foz do Iguaçu, não é difícil chegar ao Templo Budista, levei em torno de 30 minutos de ônibus, saindo do terminal urbano e o ônibus te deixa quase na porta de entrada.

Tinha acabado de voltar de compras em Ciudad del este e tudo que estava buscando era um passeio tranquilo. O templo fica em um bairro residencial, mas com algumas plantações por perto. Ao entrar e começar a percorrer o lugar você já sente muita tranquilidade e boas energias.

Não sou budista e sei pouco sobre o assunto, então achei melhor não colocar muitos significados e nomenclaturas neste post para não correr o risco de escrever besteira, mas me corrijam se, ainda sim, escrever algo errado aqui.

As mais de 120 estátuas, reproduzem divindades, demônios, espíritos e encarnações do Buda. O Buda sorridente de bronze, é uma das maiores estátuas logo na entrada, mas deixei ele para o final

Logo depois o que se destaca são as 108 estátuas de 2,5 metros, alinhadas em direção ao pôr do sol, com as mãos naquele gesto de meditação.

Ao fundo da praça principal fica o grande Buda sentado (Amitabha) com 10 metros de altura, o templo é dedicado a ele, mas o acesso de perto não é permitido.

Casa do mestre e o Buda deitado

Na lateral da praça principal, fica o edifício templo de dois andares, que é o espaço sagrado, só é possível visitar o andar de baixo, ele também serve de residência ao mestre budista.

O edifício é muito bonito e conservado, no interior, há 18 estátuas dos Arahant, que simbolizam o estado de iluminação, são consideradas guardiãs do templo budista.

Ao lado do edifício, está o Buda deitado (Shakyamuni), essa posição indica o Nirvana. Sidarta Gautama, o jovem príncipe que nasceu no Nepal e abandonou tudo o que tinha em busca da felicidade eterna e é considerado o grande mestre do budismo.

Ainda há diversas estátuas pelo passeio, algumas bem estranhas e outras até engraçadas, que despertam muito a curiosidade. Fiquei com vontade de aprender mais sobre o budismo e seus ensinamentos.

O jardim tem um enorme gramado com vista para a cidade, muito convidativo a contemplar e meditar.

É um passeio para se fazer com tempo para apreciar, curtir e observar o ambiente.

Como chegar ao Templo Budista em Foz do Iguaçu

Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 (esquina com a rua Antonio Cezar Cabral) – Jardim Califórnia

Telefone: (45) 3524-5566

Horário: terça a sábado, 9h às 17h e domingo, 10h às 15h.

Entrada gratuita.


Como chegar ao Templo de ônibus:

Pegue o ônibus nº 103 no terminal urbano do centro. O ônibus segue na av. Juscelino Kubitscheck, sentido Itaipu Binacional.

O ponto de ônibus que irá descer fica a uns 200 metros da entrada. A passagem custa R$ 3,50 (Dez. 2020).

De carro ou carro por aplicativo:

Seguir pela Av. Juscelino Kubitscheck e depois av. Tancredo Neves, sentido Itaipu, depois é só ir seguindo as placas ou pelo maps. Há estacionamento gratuito.

Outras informações: www.visitefoz.com.br


Gostou do post? Comente aqui e acompanhe mais da viagem de Foz do Iguaçu e de outras viagens aqui no blog e nas redes sociais!

Erika Silva
Erika Silva
Querendo conhecer o mundo com apenas 30 dias de férias por ano e sem emendar feriados. Amante de viagens, filmes, séries, ilustração, rock 'n roll, livros, chocolate com coco e outras sobremesas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *