Quando falamos em Foz do Iguaçu a primeira coisa que nos vem à cabeça são as Cataratas. É normal, não é fácil concorrer com uma das 7 maravilhas da natureza, mas vem comigo que vou te mostrar uma outra atração, o Templo Budista em Foz do Iguaçu.
Um passeio bem interessante, tranquilo e bonito, que te leva a conhecer um pouco mais do Budismo, mesmo que você não seja budista, vale a pena conhecer.
Entrada do Templo Budista em Foz do Iguaçu
O Templo Budista Chen Tien (é um templo chinês) começou a ser construído 1996, tem jardins bem cuidados e é o segundo maior templo budista da américa latina.
Possui mais de 120 estátuas na sede, com destaque para uma réplica em concreto de Buda sentado com 10 metros de altura, o Buda deitado e o Buda sentado em bronze, além do templo principal com 2 andares.
O templo fica ao norte da cidade de Foz do Iguaçu, no alto de uma colina, de onde se tem uma vista privilegiada de Foz e de Ciudad del este, no Paraguai. A entrada é gratuita.
É um passeio tranquilo onde você pode ter contato com a filosofia budista e um cenário com clima de paz e meditação.
Você pode se informar melhor no templo, mas há a opção de participar de práticas semanais, que ocorrem aos domingos de manhã ou da Cerimônia de Grande Compaixão no último domingo de cada mês.
É permitido tirar fotos e filmar à vontade nos jardins, menos no interior do templo principal, claro, por se tratar de um lugar religioso.
Conhecendo os jardins do templo Budista - Estátua linda na entrada
Apesar de ser um pouco distante do centro de Foz do Iguaçu, não é difícil chegar ao Templo Budista, levei em torno de 30 minutos de ônibus, saindo do terminal urbano e o ônibus te deixa quase na porta de entrada.
Tinha acabado de voltar de compras em Ciudad del este e tudo que estava buscando era um passeio tranquilo. O templo fica em um bairro residencial, mas com algumas plantações por perto. Ao entrar e começar a percorrer o lugar você já sente muita tranquilidade e boas energias.
Não sou budista e sei pouco sobre o assunto, então achei melhor não colocar muitos significados e nomenclaturas neste post para não correr o risco de escrever besteira, mas me corrijam se, ainda sim, escrever algo errado aqui.
As mais de 120 estátuas, reproduzem divindades, demônios, espíritos e encarnações do Buda. O Buda sorridente de bronze, é uma das maiores estátuas logo na entrada, mas deixei ele para o final
Guardião
Estátuas de buda em meditação
Logo depois o que se destaca são as 108 estátuas de 2,5 metros, alinhadas em direção ao pôr do sol, com as mãos naquele gesto de meditação.
Ao fundo da praça principal fica o grande Buda sentado (Amitabha) com 10 metros de altura, o templo é dedicado a ele, mas o acesso de perto não é permitido.
A praça principal tem uma área bem grande e livre
Só é possível chegar até essa distância da estátua
Buda Amitabha
Aproveitei a tarde ensolarada no templo
Na lateral da praça principal, fica o edifício templo de dois andares, que é o espaço sagrado, só é possível visitar o andar de baixo, ele também serve de residência ao mestre budista.
O edifício é muito bonito e conservado, no interior, há 18 estátuas dos Arahant, que simbolizam o estado de iluminação, são consideradas guardiãs do templo budista.
O sol estava forte e não enxerguei direito na hora de tirar foto, essa foi a única boa da entrada do templo
Ao lado do edifício, está o Buda deitado (Shakyamuni), essa posição indica o Nirvana. Sidarta Gautama, o jovem príncipe que nasceu no Nepal e abandonou tudo o que tinha em busca da felicidade eterna e é considerado o grande mestre do budismo.
Buda deitado Shakyamuni
Ainda há diversas estátuas pelo passeio, algumas bem estranhas e outras até engraçadas, que despertam muito a curiosidade. Fiquei com vontade de aprender mais sobre o budismo e seus ensinamentos.
O jardim tem um enorme gramado com vista para a cidade, muito convidativo a contemplar e meditar.
É um passeio para se fazer com tempo para apreciar, curtir e observar o ambiente.
Jardim inteiro a frente do templo
Estátuas curiosas
Todo mundo chama essa estátua de Buda sorridente, mas já vi em outro lugar que é um Deus budista... melhor pesquisar mais.
Endereço: Rua Dr. Josivalter Vila Nova, 99 (esquina com a rua Antonio Cezar Cabral) – Jardim Califórnia
Telefone: (45) 3524-5566
Horário: terça a sábado, 9h às 17h e domingo, 10h às 15h.
Entrada gratuita.
Como chegar ao Templo de ônibus:
Pegue o ônibus nº 103 no terminal urbano do centro. O ônibus segue na av. Juscelino Kubitscheck, sentido Itaipu Binacional.
O ponto de ônibus que irá descer fica a uns 200 metros da entrada. A passagem custa R$ 3,50 (Dez. 2020).
De carro ou carro por aplicativo:
Seguir pela Av. Juscelino Kubitscheck e depois av. Tancredo Neves, sentido Itaipu, depois é só ir seguindo as placas ou pelo maps. Há estacionamento gratuito.
Outras informações: www.visitefoz.com.br
Gostou do post? Comente aqui e acompanhe mais da viagem de Foz do Iguaçu e de outras viagens aqui no blog e nas redes sociais!
Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog.
Isso ajuda a continuar a atualizar o conteúdo e você não paga nada a mais por isso.
Na verdade, você ganha descontos! ❤