Um dos lugares em Buenos Aires que anotei desde o inicio para visitar foi a Livraria El Ateneo Grand Splendid, uma das livrarias mais belas do mundo. Tornou-se famosa por sua beleza arquitetônica, instalando-se em um teatro do início do século 20, virou ponto turístico tradicional da cidade portenha.
Além de cento e tantos mil livros nas prateleiras, o El Ateneo, como é geralmente chamado, tem um espaço infantil no térreo e onde era o palco do teatro há um bar e piano, onde você pode sentar tomar um café, ouvir uma musiquinha e imaginar que está no mesmo lugar onde Carlos Gardel se apresentou.
Agora se você é como eu, que ama livrarias e livros, vai gostar mesmo é de se perder entre as prateleiras, sentar em um canto charmoso e apreciar um livro ou ficar olhando os detalhes, pinturas e decoração do lugar.
Se eu tivesse mais tempo e não estivesse com um amigo do hostel comigo e um roteiro apertado e um vôo para Mendoza, teria fica um bom tempo admirando o lugar.
Este edifício era um teatro, construído pelos arquitetos Peró e Torres Armengol para o empresário Max Glücksmann e aberto como um teatro chamado Grand Splendid, em maio de 1919. Por lá passaram grandes personalidades do tango como Carlos Gardel, Ignacio Corsini e Roberto Firpoem.
Em 2000, o edifício foi alugado (o teatro estava fechado e foi restaurado) pela cadeia de livrarias El Ateneo, muito tradicional em Buenos Aires e acho que na Argentina toda.
Tornou-se El Ateneo Grand Splendid e essa foi uma ideia maravilhosa, pois o lugar é uma delícia para quem ama livros e para quem não é muito chegado também, afinal enriquece os olhos de qualquer turista.
Falando mais da história, o interior da cúpula (uma das coisas mais lindas!) foi pintado pelo italiano Nazareno Orlandi é uma representação alegórica da Paz, pintado em 1919 como uma festa para o final da Primeira Guerra Mundial, a paz é representada por uma figura feminina sensual, é pintada em uma escadaria cercada por flores.
Há esculturas feitas por Troiano Troiani, que tem trabalhos também no Palacio de la Legislatura de la Ciudad de Buenos Aires. A Arquitetura é riquíssima em detalhes, como muitos lugares em Buenos Aires, detalhes em dourado e vermelho, puro luxo.
A livraria não estava cheia, era uma terça-feira pela manhã, mas haviam alguns turistas tirando fotos como eu, mas a maioria estava lá para ler, ver livros ou apenas tomar um café num lugar charmoso e conversar.
A entrada é de graça e a livraria dispõe de muitos títulos, para quem gosta de arte, livros e livrarias, não pode deixar de visitar.
Onde fica
A Livraria El Ateneo Grand Splendid fica na Avenida Santa Fé, 1860, no bairro da Recoleta.
Funciona de segunda a quinta, das 9h às 22h.
Nas sextas e sábados fica aberta até a meia-noite e nos domingos funciona do meio-dia às 22h.
Como chegar
Se você estiver em um passeio pelo bairro da Recoleta pode muito bem incluir a livraria no seu roteiro.
De metrô, pegue alinha D (verde) e desça na estação Callao, que fica na Av. Córdoba, a 3 quadras de distância.
De ônibus, as linhas que passam por perto são: 12 – 37 – 39 – 101 – 108 – 124 – 132 – 150 – 152.
O que achou da livraria El Ateneo? Já visitou? Veja mais posts sobre a Argentina aqui.
Planeje suas viagens aqui
Planeje sua viagem com os meus parceiros e ajude a rentabilizar o blog.
Isso ajuda a continuar a atualizar o conteúdo e você não paga nada a mais por isso.
Na verdade, você ganha descontos! ❤